O Projeto

O PhResponde é um projeto de orientação farmacêutica na web, difusor da importância profissional através da publicação de dúvidas, notícias e informações de toda a área farmacêutica.

Este projeto é uma iniciativa de Luiz Felipe Stehling, farmacêutico industrial formado pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (FaFar/UFMG), acompanhado dos demais graduados e graduandos da mesma Faculdade. O blog tem como um dos objetivos difundir e mostrar a importância do profissional farmacêutico, além de contribuir para sua valorização frente à sociedade por promover também um serviço social. A divulgação das ferramentas de trabalho do farmacêutico, destaca e valoriza esse profissional frente a sociedade. 

O PhResponde é constituído por um time de consultores (alunos e farmacêuticos graduados) que de acordo com sua especialidade da área farmacêutica; medicamentos, cosméticos, análises clínicas ou alimentos; elabora as respostas e/ou revisam as que já foram elaboradas de acordo com a demanda dos internautas. As perguntas chegam a um grupo criado para o fim, e todos os colaboradores cadastrados veem a pergunta, se prontificam a escrever, revisar e publicar. Ao finalizarmos o texto, publicamos no blog, aberto a todos, e comunicamos o internauta que sua pergunta foi respondida e está disponível no blog. 

Temos a missão de levar informação com referência e credibilidade frente a todos os internautas do Blog. Nossos consultores colaboradores ficam empenhados na pesquisa, escrita e elaboração dos textos da forma mais completa, transformando numa linguagem mais acessível que possa atingir a todos.

Alertamos que todas as publicações disponíveis no blog estão relacionadas a uma situação específica, portanto não generalize as informações para o seu caso. Procure sempre fazer consultas de rotina com o seu médico e converse sempre com o seu farmacêutico! 

História
O projeto PhResponde se iniciou após a graduação dos alunos da turma 130 da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais por iniciativa de um dos alunos dessa turma. Assim, no início de agosto de 2011, se estabeleceu o primeiro time de consultores, abrangendo as principais áreas de atuação do profissional farmacêutico (indústria de medicamentos e cosméticos, análises clínicas e toxicológicas e bioquímica de alimentos).

A partir da divulgação do projeto pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais (CRF-MGe a abertura para colaboração de demais profissionais graduados em farmácia, outros farmacêuticos adentraram na equipe de consultores do blog.

Inicialmente, dúvidas frequentemente perguntadas em farmácias e drogarias, vivenciadas pela experiência dos graduandos, eram publicadas para alimentar o blog com conteúdo diariamente. Entretanto o crescimento do projeto aconteceu de maneira tão rápida que logo nas primeiras semanas as publicações passariam a atender a demanda dos internautas.

Atualmente o PhResponde conta com colaboração de nove farmacêuticos graduados ou ainda graduandos, que se disponibilizam, conforme a área de atuação na elaboração de respostas atendendo as dúvidas dos internautas. E nossa equipe não para de aumentar e crescer para o atendimento e esclarecimento das dúvidas que recebemos.