Pesquisar

Saiba o que fazer antes de um exame de sangue

Compartilhe!
"Porque alguns exames de sangue exigem jejum antes da coleta das amostras? É importante seguir o jejum?”

O jejum é um período determinado, em horas (alguns exames precisam de 4, 8, 12 ou 14 horas de jejum antes da coleta), pelo qual o paciente deve ficar sem realizar a ingestão de qualquer tipo de alimento, e esse período depende do tipo de exame que será realizado. Nesse período, no entanto, o paciente pode ingerir água, porém não em quantidade exagerada, pois poderá atrapalhar, por exemplo, exames de urina. Por exemplo, nem o cafezinho sem açúcar pode ser ingerido antes da coleta, porque ele contém cafeína, que causa variações da glicose no sangue.

É importante que o paciente também continue tomando sua medicação - apenas seu médico pode suspender o uso do medicamento - no horário habitual, mesmo que não tenha ingerido alimento (dependendo do tipo de medicamento, ele poderá, ou não, alterar o resultado do exame de sangue. Você deve informar qual medicamento está tomando quando fizer a coleta no laboratório, e o médico saberá conduzir a interpretação do exame).

Cada exame bioquímico tem seus valores de referência que são utilizados para análise do valor determinado e deixar o organismo em jejum foi uma forma de padronizar os valores normais. Cada organismo possui um gasto calórico e metabolismo diferentes, o jejum ameniza os efeitos dessas variações pessoais, permitindo comparações mais adequadas. Por exemplo, a glicemia (quantidade de glicose circulante nos vasos sanguíneos). No entanto nem todos os exames exigem jejum prévio. Um hemograma, por exemplo, pode ser realizado sem jejum prévio. Exames de emergência, mesmo para parâmetros que exijam jejum, são feitos sem, porque não se tem tempo disponível para jejum – as interpretações, contudo, são feitas de forma diferenciada!

Antes de iniciar o jejum (normalmente na noite anterior à realização do exame) faça uma refeição a que está habituado, não faça extravagâncias como jantar uma feijoada ou comer muita pizza com bastante mussarela!
Compartilhe!

Exames Bioquímicos

Deixe um comentário:

0 comments: