sexta-feira, 5 de abril de 2013

7 de abril é o dia de controlar sua pressão arterial!


O Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, é celebrado para marcar o aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que ocorreu em 1948. Desde então, a cada ano um tema de saúde pública é destacado mundialmente, em 2013 as ações serão sobre a hipertensão. O objetivo com essa campanha é reduzir o número de ataques cardíacos e os infartes.

Causa número um de mortes em todo o mundo, as doenças cardiovasculares deixam a marca de 17 milhões de mortos por ano. Somente a pressão alta, ou hipertensão, é responsável por 9 milhões dessas mortes por complicações como infarto e ataques cardíacos. Mais de um terço dos adultos tem pressão alta, porém na faixa dos 50 anos ou mais essa proporção chega a dois terços. 

Atrás de todas essas estatísticas, esse assassino silencioso pode atingir qualquer um porque, geralmente, os pacientes não apresentam sintomas. Outro ponto é a falta de preocupação de que a pressão alta pode estar associada a outros riscos como falência renal, cegueira e acidente vascular cerebral (AVC) conhecido popularmente como derrame. Além do mais, nem todos os casos são diagnosticados e muitos dos que tem diagnóstico positivo não têm acesso ao tratamento ou condições de controle. 

O diagnóstico inicial, que é relativamente fácil, e o tratamento adequado são essenciais, embora políticas públicas e a atenção primária proporcione, também, conscientização e informação para se prevenir e evitar a doença. 

A hipertensão pode ser prevenida e tratada, é possível controlar a pressão alta junto com os demais fatores de risco, evitando ataques e o infarto. Medidas simples como diminuir a quantidade ingerida de sal, se alimentar de uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos regularmente e evitar consumo do álcool e cigarro reduzem o risco de desenvolver essa doença. 

Para muitos pacientes a mudança no estilo de vida é suficiente para controla a pressão, no entanto, para outros a medicação é necessária. O tratamento é barato, podendo ser gratuito (com o apoio e campanhas do governo), além de ser muito eficaz quando utilizado conforme a prescrição! 

Participe das ações da campanha do Dia Mundial da Saúde em vários locais no Brasil. Acesse aqui com os locais programados e se informe sobre as atividades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>