terça-feira, 9 de abril de 2013

China monitora casos de contaminação pelo H7N9

Brasília – As autoridades da China informaram nesta segunda-feira (08) que, por enquanto, não há elementos para confirmar a contaminação do vírus H7N9 de aves para seres humanos. Porém, 621 casos estão sendo monitorados no país. O diretor de Prevenção da Gripe H7N9 e do Escritório de Controle Nacional de Saúde e Comissão de Planejamento Familiar (NHFPC), Liang Wannian, disse que especialistas detectaram o vírus em amostras de galinhas e pombos.

Uma comissão de especialistas trabalha na análise do material e na busca de informações sobre a doença. De acordo com Wannian, os casos notificados foram identificados em Xangai, além das províncias de Jiangsu, de Anhui e de Zhejiang.

A comissão enviou equipes de especialistas para as regiões nas quais foram registrados casos do vírus e trabalha na divulgação de informações sobre a prevenção e o controle da doença. Paralelamente, as autoridades chinesas informaram que vão buscar mais cooperação com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A OMS e países vizinhos da China, como Hong Kong, Macau e Taiwan, serão atualizados sobre a situação, de acordo com Wannian.

TRATAMENTO - Em tempo, o governo da China aprovou um novo medicamento que poderá ser eficaz no combate ao vírus da gripe aviária H7N9. O novo vírus é apontado como responsável por seis mortes no Leste do país. O novo medicamento é à base de cloreto de sódio.

Segundo dados oficiais, o número de infectados pelo H7N9 chega a 18, com dois novos casos em Xangai - a cidade chinesa mais atingida até o momento. O vírus também foi identificadoi em Hangzhou e Nanjing, além de cidades no interior do país.

Por precaução, as autoridades chinesas fecharam as portas dos mercados de aves nas três cidades, proibiram a comercialização e abateram galinhas, pombos e gansos na tentativa de evitar a contaminação pelo vírus. 


Fonte: Agência Brasil, com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa e da agência pública de notícias da China, Xinhua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>