Pesquisar

Maximize o cuidado do diabetes com seu farmacêutico

Compartilhe!
Mais de 14 milhões de brasileiros adultos são diabéticos (IDF Atlas Diabetes – 7th Edition), e o Brasil se encontra na quarta colocação em número de diabéticos adultos no mundo, perdendo somente para a China, Índia e EUA. Esse panorama piora um pouco, deixando o Brasil em terceiro no ranking, atrás da Índia e EUA, quando avaliamos crianças de 0 à 14 anos com diabetes tipo 1.

O diabetes é um grave problema de saúde pública em todo o mundo e mesmo com o surgimento de novas tecnologias se o paciente não tem o cuidado e acompanhamento adequado, o tratamento fica comprometido. Isso leva ao desenvolvimento de outras doenças associadas à falta de controle do açúcar no sangue: problemas na visão ou neuromuscular, doenças renais e cardiovasculares, disfunção erétil e até mesmo amputação de membros.

O cuidado do diabetes requer uma equipe completa e multidisciplinar formada por médico, nutricionista, educador físico, psicólogo, enfermeiro e também o farmacêutico! O paciente, que faz uso de medicamento de forma contínua, tem portanto, a oportunidade de maximizar o seu cuidado e adequação ao tratamento estando em contato com o farmacêutico!

O farmacêutico é um dos profissionais mais completo e habilitado à potencializar o cuidado do paciente diabético. Não apenas ao acompanhamento do tratamento prescrito pelo médico, mas também para apoiar às ações não farmacológicas como estimular e promover a alimentação saudável, bem como à prática de atividade física.

Designed by xb100 - Freepik
Dentre os serviços que estão disponíveis em diversos consultórios farmacêuticos, o cuidado ao paciente diabético é um deles. A Abrafarma, Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, apoia dentro do projeto Assistência Farmacêutica Avançada, o serviço Diabetes em Dia que é oferecido à pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de diabetes. Medidas e condutas básicas realizadas pelo farmacêutico clínico junto ao paciente, permitem acompanhar o tratamento do diabetes. Além de receber orientação personalizada sobre o tratamento medicamentoso, veja o que pode ser oferecido à você durante uma consulta com o seu farmacêutico:
  • Verificação da pressão arterial e pulsação;
  • Determinação da glicemia capilar;
  • Medida da circunferência abdominal;
  • Cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). 
O diabetes tem tratamento específico que melhora a qualidade de vida do paciente! Se informe na farmácia onde compra os seus remédios e agende já a sua consulta farmacêutica para maximizar o seu cuidado e viver melhor!

Referências:
1- Monica Lenzi - Sociedade Brasileira de Diabetes. Papel do farmacêutico no controle glicêmico do paciente diabético. Julho/2015. Disponível em: https://www.diabetes.org.br/publico/colunistas/148-monica-amaral-lenzi/1144-papel-do-farmaceutico-no-controle-glicemico-do-paciente-diabetico
2- Abrafarma. Assistência Farmacêutica Avançada. Disponível em: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/servicos/diabetes-em-dia/
3- ANVISA. RDC 44/2009  Dispõe sobre Boas Práticas Farmacêuticas e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias. Disponível em: https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/legislacao?task=callelement&format=raw&item_id=522&element=f85c494b-2b32-4109-b8c1-083cca2b7db6&method=download&args[0]=194b4623a728e229161f53c22fb97dff
Compartilhe!
Próximo
Publicação mais recente.
Anterior
Postagem mais antiga

ofarmaceutico

Pharmacoteca

Deixe um comentário:

0 comments: