sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Chá verde

"Muitas pessoas indicam o uso de chá verde para acelerar o metabolismo e ajudar a emagrecer. Esse fato é verídico? Qual a melhor forma de ingeri-lo, em capsulas ou como chá? E pode fazer mal acima de determinada quantidade?"

O chá verde é proveniente da erva Camellia sinensis, que é um arbusto ou árvore de pequeno porte, de origem asiática. Essa mesma erva dá origem ao chá-verde, chá preto e ao chá oolong. O chá verde, também conhecido como chá da índia, é produzido por secagem de folhas frescas e mais novas, este processo tenta ao máximo preservar seus constituintes naturais.

Os estudos que investigaram os benefícios do chá verde relacionados à obesidade sugerem que a bebida apresenta mecanismos capazes de atuar no processo de emagrecimento. A maioria dos estudos sugere que os principais meios de atuação do chá verde sob o processo de perda de peso está relacionado ao aumento de gasto calórico (termogênese) e queima de gordura (oxidação lipídica). Apesar dos estudos que demonstram atividade, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ainda não reconheceu o uso do chá verde como fitoterápico.

Ainda não está determinada qual a dosagem e forma de apresentação (cápsula, chá, substâncias ativas) que asseguram a obtenção dos efeitos desejados. Por isso, deve-se tomar bastante cuidado ao se comprar produtos fitoterápicos, já que as quantidades da planta nem sempre são iguais de um produto pra outro e às vezes pode nem se tratar da mesma planta.

A ingestão de grandes quantidades pode causar problemas, devido à forte relação entre o chá verde e o teor de cafeína. A cafeína afeta alguns sistemas do organismo, sendo que os seus efeitos mais óbvios ocorrem no sistema nervoso central. Altas dosagens causam nervosismo, insônia, tremores e desidratação.

É importante ressaltar, entretanto, que a obesidade pode ser determinada por fatores que podem ser endógenos (genético, endócrino, psicogênico, medicamentoso, neurológico e metabólico) ou exógenos (alimentação, estresse e inatividade). Simplificando: o acúmulo de peso ocorrerá quando o indivíduo consumir quantidade de calorias acima da quantidade que é gasta. Dessa forma, o chá verde pode ser utilizado como coadjuvante no processo de emagrecimento, sendo que alimentação saudável e atividade física continuam sendo a principal forma de tratamento.

Referência Bibliográfica: "Chá verde como coadjuvante no tratamento da obesidade"http://jano.nide.com.br/index.php/uniciencias/article/viewFile/242/91.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>