terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Posso usar essa pomada como cosmético?

“A pomada Bepantol também pode ser usada para fins cosméticos, tais como, amenizar olheiras, rachaduras nos pés, hidratação das mãos, pós depilação, hidratação do rosto, etc"


A pele é o maior órgão do corpo humano e possui, entre outras, funções importantes como: proteger os órgãos internos, evitar desidratação do corpo, conferir sensibilidade e evitar invasão de micro-organismos. Vários nutrientes são essenciais para manter a pele saudável, como, as vitaminas. Alguns estudos demonstraram que a aplicação tópica (direto no local) de formulações contendo vitaminas é mais eficiente do que a reposição das mesmas por via oral por possibilitar uma maior concentração desse nutriente no local em questão.

O Bepantol® (produzido pela Bayer) é uma pomada (ou solução) constituída basicamente por dexpantenol veiculado a uma base oleosa. O dexpantenol é uma substância que, quando aplicada topicamente, é transformada em ácido pantotênico (a famosa vitamina B5), presente, naturalmente, na pele e nos cabelos. Essa vitamina é muito importante para os processos de cicatrização e regeneração da pele por induzir o aumento do número de fibroblastos, células produtoras de colágeno, principal componente estrutural desse órgão. Esse fenômero ocorre de forma um pouco lenta e os efeitos podem demorar, aproximadamente, 14 dias para serem notados. Além de atividade cicatrizante e regeneradora, o dexpantenol apresenta ação antiinflamatória e hidratante. Por isso, o Bepantol® é originalmente indicado para prevenção e tratamento de assaduras e rachaduras da pele (e mucosas) e tratamento de ferimentos leves e também muito indicado para cicatrização de tatuagens e piercings.

O dexpantenol apresenta boa absorção pela pele e atividade umectante (relacionada a retenção de água) e, por isso, vem sendo largamente utilizado em formulações cosméticas. Além do próprio princípio ativo, a base oleosa presente na maioria das formulações também auxilia na hidratação, por formar um “filme” oleoso sobre a pele, o que dificulta a perda de água da mesma para o ambiente. Por tudo isso, além das ações já citadas anteriormente, a utilização de produtos para a pele e para o cabelo contendo dexpantenol traz benefícios estéticos. Em relação ao tempo de efeito, essa ação hidratante é percebida rapidamente.

Efeitos adversos relacionados ao uso de formulações contendo essa substância foram observados somente em casos de pessoas alérgicas a algum componente da fórmula, por isso, esses produtos são contra-indicados nessas situações. Segundo a bula do Bepantol®, o mesmo pode ser utilizado sempre que houver necessidade. Mas deve-se ter o cuidado de evitar o contato desses produtos com a região dos olhos. Caso isso aconteça, é preciso lavar a área com bastante água.


Voltando à dúvida enviada pelo leitor, a pomada em questão pode ser utilizada para os fins mencionados por melhorar a hidratação da pele e sua consequente aparência. No caso das olheiras, é importante destacar que haverá somente essa hidratação e não diminuição da cor. Apesar de o uso do medicamento trazer efeitos benéficos, é sugerido que o mesmo não seja a primeira escolha para uso cosmético, pois, muitas vezes, um simples creme hidratante contendo pantenol terá concentrações mais adequadas da substância para um certo objetivo e até um preço mais acessível. Outra questão a ser levada em consideração é o fato de a base da pomada Bepantol® ser oleosa. Em pessoas com pré-disposição à acne, é preferível a utilização de formulações menos gordurosas, como cremes e loções.

Outras vitaminas bastante estudadas e utilizadas em cosmética são a A, C e E. Vale lembrar que, apesar de produtos tópicos serem eficientes em suprir a deficiência de vitaminas em locais específicos e acelerar os processos naturais do organismo, a alimentação adequada e balanceada continua sendo a forma mais importante de garantir o estado saudável da pele, dos cabelos e das unhas. A vitamina B5 ou ácido pantotênico pode ser obtida em vários alimentos de fácil acesso como soja, cereais integrais, carnes, gema de ovo e salmão. E não devemos nos esquecer daquela simples e fortíssima aliada da estética: a água!

Referências:

Um comentário:

  1. Palmas! Os artigos são os melhores sempre! São super completos. Bepantol para minhas clientes é um "santo remédio" rs. Costumo orientá-las que os melhores remédios para a pele são a água e o protetor solar.
    Beijos, Raíssa farma

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>