Pesquisar

Sódio X Potássio: Existe diferença entre os diclofenacos?

Compartilhe!
“Qual a diferença do diclofenaco de sódio e do diclofenaco de potássio?”

O diclofenaco de sódio e o diclofenaco de potássio são anti-inflamatórios não esteróides, AINES. São medicamentos usados para o alívio de dores, febres e inchaço. A principal diferença entre esses medicamentos é a estrutura química do composto (o tamanho e o peso) que são diferentes devido ao Sódio e ao Potássio. Esses íons estão presentes na estrutura do diclofenaco para aumentar a sua atividade no organismo e sua absorção.

Na prática, a diferença entre esses medicamentos é mínima ou quase inexistente. Eles possuem o mesmo mecanismo de ação no organismo e, portanto, as mesmas propriedades farmacológicas. Possuem absorção, excreção, tempo de meia vida e ligação as proteínas plasmáticas muito próximas e/ ou idênticas. Ou seja, são medicamentos bastante parecidos e usados para as mesmas finalidades.

Muitas pessoas acreditam que o sódio presente no diclofenaco de sódio é capaz de elevar a pressão arterial e por isso os hipertensos devem usar o diclofenaco de potássio. Mas vimos anteriormente ( http://http//www.phresponde.com/2011/08/diclofenaco-de-sodio-interfere-na.html ) que isso não é verdade, o sódio da estrutura do medicamento não interfere na pressão arterial.

Assim, pode-se dizer que não existe diferença significante capaz de mudar ou alterar a ação do medicamento no organismo. A presença do sódio ou do potássio não altera a eficácia e nem a segurança do diclofenaco! Logo, pacientes hipertensos não precisam substituir o diclofenaco de sódio pelo diclofenaco de potássio mas devem ter cautela em usar qualquer medicamento para o alívio de dores, febres e inchaços como anti-inflamatórios não esteróides AINES.

Consulte seu médico para maiores informações sobre indicações do diclofenado de sódio e do diclofenado de potássio!

Referências Bibliográficas




Klasco RK, editor. USP DI Drug information for health care Professional [Database on the internet]. Greenwood Village (colorado): Thompson MICROMEDEX; Acesso em 28/08/11, disponível em:


www.periodicos.capes.gov.br

Compartilhe!

Medicamentos

Deixe um comentário:

0 comments: