domingo, 25 de setembro de 2011

25 de setembro: Dia Internacional do Farmacêutico

A Federação Internacional Farmacêutica (FIP - International Pharmaceutical Federation) é uma organização global que representa toda as associações nacionais e os mais de 2 milhões de farmacêuticos e farmacêuticos cientistas distribuídos pelo mundo inteiro. Essa organização instituiu em seu encontro do Conselho em 2009 que ocorreu na Turquia, por sugestão da Associação de Farmacêuticos daquela Nação, o dia internacional do farmacêutico! Um dia para ser celebrado por todos os farmacêuticos, que seja um momento de reflexão sobre a profissão e que promova unidade entre a categoria no mundo inteiro.

A FIP, para promover o 25 de setembro, lançou este ano o seguinte tema:


"Eu sou o seu provedor de saúde mais acessível, 
Eu sou a força motriz por trás do descobrimento de novos medicamentos, 
Eu sou a chave que desvenda tudo que você precisa saber sobre seus medicamentos, 
Eu estou com vocês na doença e na saúde! 

Eu sou um farmacêutico"


Neste dia, que é importante para a profissão, destacamos um texto de Monteiro Lobato sobre o papel desse profissional.

O Papel do Farmacêutico (Monteiro Lobato)
O papel do Farmacêutico no mundo é tão nobre quão vital. O Farmacêutico representa o órgão de ligação entre a medicina e a humanidade sofredora. É o atento guardião do arsenal de armas com que o Médico dá combate às doenças. É quem atende às requisições a qualquer hora do dia ou da noite. O lema do Farmacêutico é o mesmo do soldado: servir.
Um serve à pátria; outro serve à humanidade, sem nenhuma discriminação de cor ou raça. O Farmacêutico é um verdadeiro cidadão do mundo. Porque por maiores que sejam a vaidade e o orgulho dos homens, a doença os abate - e é então que o Farmacêutico os vê. O orgulho humano pode enganar todas as criaturas: não engana ao Farmacêutico. O Farmacêutico sorri filosoficamente no fundo do seu laboratório, ao aviar um receita, porque diante das drogas que manipula não há distinção nenhuma entre o fígado de um Rothschild e o do pobre negro da roça que vem comprar 50 centavos de maná e sene.

Desejamos a todos os farmacêuticos os mais sinceros parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>