Pesquisar

Andar descalço e tomar friagem podem causar gripe?

Compartilhe!

“Gostaria de saber o que tem a ver pé descalço e friagem, por exemplo, com a gripe.”


A gripe é uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus Influenza, que acomete o trato respiratório. É transmitida facilmente de pessoa a pessoa, principalmente, através de gotículas infectadas no ar. A gripe circula em todo o mundo e atinge picos de incidências durante o inverno, acometendo mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo. O vírus Influenza apresenta altas taxas de mutação (altera a sua estrutura), o que resulta, frequentemente, na inserção de novos vírus com características modificadas na comunidade, para as quais a população ainda não apresenta imunidade (defesa).

A resposta imunológica (ação das células de defesa do corpo) é fundamental no combate contra à gripe. Normalmente, o número de indivíduos expostos a uma doença infecciosa, é muito superior aos dos que apresentam a doença, o que indica que a maioria das pessoas consegue eliminar esses micro-organismos antes que a infecção manifeste seus sintomas. Dessa forma, as deficiências imunológicas, estão fortemente associadas com o aumento da susceptibilidade a infecções.

O corpo humano, quando submetido a temperaturas diferentes de 37°, desencadeia um processo para tentar recuperar a temperatura normal do organismo. O órgão responsável por essa regulação da temperatura é denominado Hipotálamo. Quando o corpo sente frio, um dos mecanismos de regulação da temperatura é a vasoconstrição (ou seja, constrição dos vasos sanguíneos, dificultando a passagem de sangue). No caso da “friagem” ou quando se anda descalço no chão frio, esse mecanismo também ocorre. Esse processo dificulta a circulação do sangue e, consequentemente, das células de defesa do corpo, o que pode dificultar a sua atuação contra agentes infecciosos nessas regiões. Além disso, temperaturas baixas facilitam o desenvolvimento desses agentes no corpo.

Esses fatores fazem pensar que um indivíduo que possua o vírus da gripe, mas que ainda não apresentou os sintomas (uma vez que suas células de defesa estão combatendo-o), se submetido à “friagem” poderá ter, temporariamente, uma deficiência do sistema de defesa do corpo, podendo não conseguir eliminar o vírus, o que causaria a gripe em si. Porém, essa relação entre diminuição da temperatura, alteração da resposta imunológica e desenvolvimento de doenças infecciosas, não é comprovada. Toda essa relação é baseada em conhecimentos isolados (casos pontuais que não representam uma população como todo) e só pode ser comprovada após estudos científicos confiáveis (ou seja, para que essas relações sejam consideradas como causa-consequência, é necessário comprovação através desses estudos).

Um estudo recente que está sendo realizado nos Estados Unidos, no Scripps Research Institute, tenta comprovar o contrário, que tanto uma queda na temperatura quanto um aumento poderia ativar o sistema imunológico, o que facilitaria a eliminação de qualquer agente estranho nos locais de temperatura alterada nas extremidades, como pernas e braços.

Sendo assim, a ausência de estudos científicos confiáveis que elimine essas controvérsias, impede que se afirme a existência de uma relação entre a “friagem” e andar descalço no chão frio com doenças infecciosas, como a gripe.

Referências


  1. FORLEO, E. N.; HALKER, E.; SANTOS, V. J.; PAIVA,T. M.; TONIOLO, J. N. - Influenza. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Uberaba, MG, v.36, n.2, Mar./Apr. 2003
  2. MACHADO, P.R. L.; ARAÚJO, M. I. A. S.; CARVALHO, L.; CARVALHO, E.M. -Mecanismos de resposta imune às infecções. Anais Brasileiros de Dermatologia. Rio de Janeiro, RJ, v.79, n.6, Nov./Dec. 2004.
  3. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto Serviço de Fisiologia. Termorregulação – Texto de Apoio. Disponível em: http://www.unirio.br/farmacologia/aulas%20fisiologia/4.%20metabolismo/Termorreg.pdf Acesso em: 25 de setembro de 2011.
  4. Influenza (Seasonal). Disponível em: http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs211/en/index.html Acesso em: 25 de setembro de 2011.
  5. Cientistas mostram como alterações de temperatura preparam resposta imunológica. Disponível em: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/17197/ciencia-e-tecnologia/cientistas-mostram-como-alteracoes-de-temperatura-preparam-resposta-imunologica Acesso em: 25 de setembro de 2011.
Compartilhe!

Medicamentos

Deixe um comentário:

1 comments: