Pesquisar

Existe alguma recomendação para o tipo de sabonete mais indicado para pessoas idosas?

Compartilhe!
“Minha mãe tem 90 anos, gostaria de saber um sabonete indicado pra ela para uso diário, tipo pra evitar coceiras que dão em pessoas idosas.”

A pele é o maior órgão do nosso corpo. Ela possui células diferenciadas e especializadas para cumprir funções no organismo, sendo a principal delas atuar como a primeira barreira de proteção do corpo contra agentes externos, físicos ou químicos (raios solares, micro-organismos, produtos químicos, etc). Podemos citar como outras funções da pele, a regulação da temperatura corporal e o controle da perda de água pela derme. Sua estrutura divide-se em três camadas principais – epiderme, derme e hipoderme – cada uma com células e funções características atuando complementarmente, para que o órgão funcione da melhor forma possível.

A epiderme é um epitélio de revestimento que constitui a camada mais superior da pele e possui, entre outros constituintes, o estrato córneo, que é formado por uma superposição de células queratinizadas. A integridade desse estrato é fundamental para manter a pele hidratada. A derme é formada por tecido conjuntivo que sustenta a epiderme, e é essa camada a que confere resistência e elasticidade a pele. Na derme, encontram-se os vasos sanguíneos e anexos, como o folículo piloso e as glândulas (sudoríparas e sebáceas). É através da derme que a epiderme recebe todo o aporte nutricional para suas células. Na hipoderme, também chamada de tecido subcutâneo, temos um tecido conjuntivo frouxo, responsável pelo deslizamento da pele sobre as estruturas nas quais está apoiada. Pode haver também tecido adiposo, responsável pelo isolamento térmico do corpo.

Essas camadas, contudo, sofrem alterações ao longo do tempo. O avanço da idade reflete-se no envelhecimento tecidual e podemos notar modificações visíveis na pele, como diminuição da elasticidade, o aparecimento de rugas, além da pele tornar-se mais seca, fina e sensível. Tais resultados são consequência de uma mudança qualitativa e quantitativa dos componentes que fazem parte das camadas da pele citadas anteriormente. A diminuição da síntese de colágeno, por exemplo, resulta em menor elasticidade e firmeza, assim como a diminuição da divisão celular (decorrente do envelhecimento) retarda o processo de renovação das células (comprometendo a formação de uma barreira íntegra), o que diminui a retenção de água pela epiderme, deixando a pele mais sensível e com aparência seca.

Assim, a hidratação é fundamental para manter a firmeza e evitar inconvenientes como coceira e irritação, comuns em peles secas; uma pele saudável é aquela que possui um equilíbrio entre seus constituintes, de forma a garantir a retenção de água no seu interior.

Para contornar as consequências naturais da diminuição da hidratação, podemos lançar mão de algumas opções de produtos cosméticos que agem no sentido de minimizar essa perda. Os sabonetes neutros para uso diário são recomendáveis para peles mais sensíveis, como a de pessoas idosas, por exemplo. Esses sabonetes, devido a sua formulação, tem menores chances de causar irritação e sua ação de limpeza é tão eficaz quanto às demais formulações disponíveis. Como medida auxiliar, podemos também citar o uso de loções hidratantes sempre que possível, dado que elas ajudarão a pele a se manter hidratada por mais tempo, o que irá minimizar os inconvenientes já citados. Existem sabonetes que já possuem em suas formulações componentes hidratantes; a aceitação destes vai depender de cada pessoa.

Além do que já foi citado sobre a necessidade e os benefícios de uma pele hidratada, é importante reforçar que, independente da idade ou características de cada um, é preciso cuidado desde cedo para que os efeitos de um envelhecimento precoce sejam diminuídos e para evitar danos progressivos e, em alguns casos, irreversíveis, como o câncer de pele; o uso de filtros solares é um aliado extremamente importante, nesse sentido.

Referências:

Compartilhe!

Cosméticos

Deixe um comentário:

1 comments:

  1. DOUTORA, GOSTARIA DE PARABENIZA-LA PELA CLAREZA COM QUE RESPONDEU A PERGUNTA ACIMA. ENTENDI MUITO BEM SUA EXPLICAÇAO. E IREI APLICA-LA, COM CERTEZA.

    ResponderExcluir