Pesquisar

Selene

Compartilhe!
“Tomo Selene®, 21 drágeas, porém durante a pausa de 7 dias comecei a cartela seguinte 1 dia antes do dia certo. Tem algum problema?”

Na primeira vez em que se utiliza um anticoncepcional, o tratamento geralmente deve ser iniciado no primeiro dia do ciclo, isto é, no primeiro dia da menstruação; de preferência, após o café da manhã ou após o jantar e procure sempre tomá-lo preferencialmente na mesma hora. (Consulte seu ginecologista e leia a bula do medicamento).

A bula do Selene® (produzido pela Eurofarma) contém informações sobre o esquecimento de uma drágea. Nesse caso, recomenda-se tomá-la dentro das 12 horas seguintes à hora da tomada habitual. Se o esquecimento for superior a 12 horas, o efeito anticoncepcional durante o ciclo em questão pode estar comprometido. Portanto, deve-se utilizar um método anticoncepcional não-hormonal, como a camisinha, e continuar tomando normalmente as outras drágeas diárias do Selene®, com exceção da esquecida, até acabar a embalagem. Com isso, evita-se a ocorrência de sangramento precoce. Normalmente, ocorre sangramento durante a semana de pausa após tomadas as 21 drágeas. Se não ocorrer sangramento após o ciclo de tomada irregular, é preciso consultar o médico antes de reiniciar o tratamento.

Segundo o laboratório que produz esse medicamento, o efeito anticoncepcional só é garantido com o uso correto, seguindo o esquema apresentado acima. Não há estudos que analisam esse caso específico, de antecipação da administração do medicamento. O laboratório afirma que o erro representa uma potencial alteração do ciclo menstrual e, portanto, o efeito anticoncepcional pode estar comprometido. O médico deve ser consultado e outros métodos anticoncepcionais devem ser utilizados.

Portanto, a dica é que o anticoncepcional faça parte da sua rotina. Procure a maneira mais fácil de tomá-lo todos os dias, no mesmo horário. Marque num calendário, por exemplo, com cores diferentes o dia de início, os dias de pausa e o dia de iniciar a outra cartela; coloque o celular para despertar, enfim, faça a sua parte para garantir a eficácia do medicamento.
Compartilhe!

Medicamentos

Deixe um comentário:

0 comments: