Pesquisar

E esses nomes tão parecidos na caixa do remédio?

Compartilhe!

“Gostaria de saber qual a diferença do Wellbutrin® SR para o Wellbutrin® XL.”

Existem relatos na literatura sobre o uso do cloridrato de bupropiona, princípio ativo do Wellbutrin®, em diferentes protocolos clínicos; podemos citar o seu uso no tratamento da depressão, dependência de nicotina (tabagismo) e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Para mais informações sobre seu uso, os leitores podem acessar aqui, no próprio blog, outra resposta que já abordou os usos clínicos da bupropiona. É importante lembrar que a escolha da bupropiona para o tratamento de cada uma dessas condições é feita com base na escolha do médico, depois de uma análise criteriosa de cada caso. Além disso, cada tratamento pede uma posologia específica e o medicamento em questão pode ser o mais indicado ou não.

A dúvida do internauta lembra muito outra pergunta que respondemos há algum tempo, que explicava sobre a diferença entre os medicamentos SELOZOK® e SELOKEN®, ambos contendo o mesmo princípio ativo: metoprolol (link). Naquela resposta, explicamos que diferentes formulações dos medicamentos que contém o mesmo princípio ativo são desenvolvidas de modo a atuar de formas diferentes no organismo, para obter algum efeito desejado, como por exemplo, uma liberação mais lenta, que pode estender o tempo de ação do medicamento no organismo. O medicamento Wellbutrin® é outro exemplo que segue esse mesmo raciocínio.

A sigla “SR” do inglês sustained release, significa liberação prolongada e a sigla XL, do inglês extended release, significa liberação estendida. Ambas tratam do mesmo sistema de liberação do medicamento dentro do organismo, os chamados sistemas de liberação modificada. A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, separa esses tipos de medicamentos, que não agem de forma imediata no organismo, basicamente em dois grandes grupos: os de liberação retardada e os de liberação prolongada, como pode ser visto no documento “Vocabulário Controlado de Formas Farmacêuticas, Vias de Administração e Embalagens de Medicamentos” (http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/497d908047458b5f952bd53fbc4c6735/vocabulario_controlado_medicamentos_Anvisa.pdf?MOD=AJPERES). Os casos que não se enquadram em nenhuma das duas definições podem ser chamados somente de “comprimidos de liberação modificada”. Pode-se dizer a liberação prolongada é um tipo de liberação modificada de formas farmacêuticas que permite pelo menos uma redução na frequência de dose quando comparada com o medicamento apresentado na forma de liberação imediata. É obtida por meio de um desenho de formulação especial e/ou método de fabricação.

Podemos perceber que, tanto o termo liberação prolongada quanto liberação estendida, enquadram-se dentro dessa definição, inclusive sendo relevante ressaltar que, em textos publicados no Brasil, não é comum o uso do segundo termo citado. O fabricante destes medicamentos (GlaxoSmithKline Ltda) usou as siglas como uma forma de evitar a confusão facilitar a diferenciação dos dois medicamentos, devido a suas posologias serem diferente. Em ambos os casos, o princípio de funcionamento do fármaco é o mesmo, ou seja, o medicamento é liberado de uma forma mais lenta dentro do organismo, tendo assim efeito prolongado. NO CASO DO WELLBUTRIN®, o Wellbutrin SR® é para ser usado duas vezes por dia, enquanto o Wellbutrin XL®, só precisa ser usado uma vez por dia, sendo mais “conveniente” pelo menor número de administrações.


Referências:

  • GOODMAN & GILMAN. As bases farmacológicas da terapêutica. 11.ed. Rio de Janeiro: McGraw Hill Interamericana do Brasil, 2007. 1821
  • BRASIL. ANVISA. Vocabulário Controlado de Formas Farmacêuticas, Vias de Administração e Embalagens de Medicamentos. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/497d908047458b5f952bd53fbc4c6735/vocabulario_controlado_medicamentos_Anvisa.pdf?MOD=AJPERES>. Acesso em 31 de janeiro de 2012.
  • GlaxoSmithKline. Bula de Cloridrato de Bupropiona (Wellbutrin SR). Agosto, 2011. Disponível em: . Acesso em 31 de janeiro de 2011.
  • GlaxoSmithKline. Bula de Cloridrato de Bupropiona (Wellbutrin XL). Agosto, 2007. Disponível em: . Acesso em -1 de fevereiro de 2012.
Compartilhe!

Medicamentos

Deixe um comentário:

0 comments: