Pesquisar

Prednisona e prednisolona: afinal, qual é a diferença?

Compartilhe!

“Qual a diferença entre prednisolona e prednisona?”

“Fármaco é uma substância química ativa, que tem propriedades farmacológicas com finalidade medicamentosa, utilizado para diagnóstico, alívio ou tratamento, empregado para modificar ou explorar sistemas fisiológicos ou estados patológicos (presentes na doença) em

benefício da pessoa na qual se administra.” (Farmacopéia Brasileira, 5a edição) Já pró-fármaco, por definição, é um composto farmacologicamente inativo, cuja finalidade é maximizar a quantidade de princípio ativo que chega ao local de ação. Ou seja, o pró-fármaco (inativo), é convertido em fármaco (que possui atividade terapêutica) no organismo, por reações químicas e/ou enzimas específicas, as quais podem, inclusive, estar presentes no local em que se objetiva a ação farmacológica. Dessa forma, evita-se, por exemplo, que ocorra perda de atividade durante a absorção, devido a modificações na estrutura química do composto ativo. Vale citar a quebra da molécula original no estômago, gerando substâncias que não são possuem propriedades terapêuticas e que podem ser tóxicas, havendo redução da eficácia e segurança do tratamento.


Mas o que isso tem a ver com a pergunta? Bom, a prednisona e a prednisolona são anti-inflamatórios esteroidais, mais conhecidos como corticoides. Ambos apresentam o mesmo mecanismo de ação, tendo efeito anti-inflamatório equivalente. No entanto, a prednisona é um pró-fármaco, ou seja, originalmente é inativa, sendo convertida no fígado a prednisolona, que é o fármaco propriamente dito. Apesar de apresentarem efeitos semelhantes, é essencial seguir as orientações médicas quanto ao uso. Isso porque, se o paciente apresentar algum tipo de disfunção hepática, por exemplo, a conversão da prednisona em prednisolona pode ser comprometida e, assim, a terapia não atingirá seus objetivos. Deve-se atentar, também, para a forma farmacêutica prescrita. As formas farmacêuticas encontradas para as especialidades registradas contendo prednisona são comprimidos simples e revestidos. Para os produtos contendo prednisolona associada a outros fármacos são encontradas suspensão oral, pastilha, colutório e pomada; e como monofármaco (não associada a outros fármacos), comprimido simples e solução oral. Além disso, pode ser necessário um ajuste de dose ao trocar um medicamento contendo prednisona para um contendo predinisolona e vice-versa, o que deve ser feito pelo médico e acompanhado pelo farmacêutico. Pontanto, tanto a prednisolona quanto a prednisona possuem a mesma finalidade terapêutica, porém, cabe ao médico avaliar qual dos dois medicamentos será melhor para o paciente.


Abaixo, estão representadas as estruturas químicas da prednisolona (fármaco) e da prednisona (pró-fármaco):




Referências:

  • Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://www.crfrs.org.br/crfrs/site/interna.asp?campo=397&secao_id=120. Acessado em 02 de fevereiro de 2012.

  • Farmacopeia Brasileira, ANVISA: Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília, 2010.

  • Goodman & Gilman. As bases farmacológicas da terapêutica – McGraw-Hill Interamericana Editores, 11ª.ed.2010.

  • MICROMEDEX Healthcare Series

Compartilhe!

Deixe um comentário:

2 comments:

  1. Muito boa a explicaçao para entender a diferença entre prednisona e prednisolona. Tenho Artrite Reumatoide e meu Reumato me receitou prednisolona. Estou tomando há mais de um mês 1 comp. de 5mg ao dia. Devido a muitas dores de cabeça, meu medico clinico geral solicitou uma ressonnancia magnetica da cabeça. Quando fui mascar esse exame no laboratorio, eles me deram 6 comprimidos de prednisona pra começar a tomar 13, 7 e 1 horas antes da Ress. Magnetica. Fiquei em dúvida com a semelhança dos medicamentos e fui pesquisar, tirando aqui minhas dúvidas.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o médico descartou hipertensão arterial? Pois é comum as pessoas desenvolverem esta reação em resposta ao uso de antiinflamatórios corticoesteróides...Cabe fazer um acompanhamento da pressão para descartar este problema...

      Excluir