Pesquisar

O Cogumelo do Sol é realmente bom?

Compartilhe!

“Gostaria de saber se o complemento alimentar "Cogumelo do Sol" tem alguma eficácia.”

Os cogumelos são alimentos muito apreciados desde a idade antiga por se acreditar em seu elevado valor nutritivo e em seu potencial medicinal, além de ser classificado como uma especiaria nobre em pratos culinários. Ainda se sabe muito pouco a respeito da qualidade dos cogumelos comestíveis cultivados no Brasil, especialmente com respeito ao valor nutricional. Mesmo na literatura internacional, os dados encontrados são escassos e se referem a cogumelos cultivados em condições distintas das encontradas no Brasil.

O fungo Agaricus brasiliensis ou Agaricus blazei, popularmente conhecido como Cogumelo-do-sol, é nativo do Brasil e tem chamado a atenção de pesquisadores devidos às suas propriedades imunomoduladoras (auxiliam no sistema de defesa do organismo) e antitumorais. Recentes estudos apontaram que o cogumelo apresenta elevada concentração de fibras e proteínas, escassez em lípides e ainda: ferro, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B. De maneira geral, o cogumelo em questão só apresenta vantagem em relação à concentração protéica e de fibras, sendo os demais nutrientes em concentrações semelhantes ou inferiores à de alguns vegetais, como o brócolis que possui elevado valor nutricional e preço mais acessível. Além disso, estudos de espécies de cogumelos comestíveis realizados até o momento não se aprofundaram na análise da qualidade nutricional de substâncias que compõem a fibra e da ultilização dos micronutrientes citados, pelo organismo humano.

Atualmente, nos países em desenvolvimento, a atenção está voltada à possibilidade de utilizar cogumelos como uma opção de fonte protéica da dieta, baseando-se no fato de que algumas de suas variedades possuem uma concentração relativamente alta de proteína em sua composição. Além disso, acredita-se que a qualidade da proteína dos cogumelos é alta
e poderia ser similar à de fontes de alto valor nutritivo consagradas, como a carne. No entanto, um artigo recente revelou que a espécie de cogumelos Agaricus brasiliensis, quando fornecida na dieta como única fonte protéica, não é adequada para garantir níveis de crescimento satisfatório, uma vez que aponta limitação em aminoácidos essenciais, que são os que o corpo não produz, como lisina e leucina, e são importantes para o funcionamento do corpo. Portanto, deve-se considerar sua adição em uma dieta mista, que contenha outras fontes protéicas.

Devido ao limitado número de estudos referentes ao Cogumelo-do-sol, não é possível afirmar que a sua utilização como “complemento” alimentar, em todos os quesitos, é satisfatório. Além disso, caso se opte por consumi-lo na dieta, é importante avaliar a confiabilidade do fabricante e se o mesmo possui registro na ANVISA .



Referências:

  1. ERENO, D. Pesquisadores constatam efeitos protetores do cogumelo-do- sol e indicam forma correta de uso. Revista Pesquisa Fapesp. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=2502&bd=1&pg=1&lg=> Acesso em: 07/08/2011.
  2. HENRIQUES, G. S.; SIMEONE, M. L.; AMAZONAS, M. A. Avaliação in vivo da qualidade protéica do champignon do Brasil (Agaricus brasiliensis Wasser et al.). Revista de Nutrição. Campinas, vol. 21, n. 5, Set/Out 2008.
  3. DIAS, E. S.; ABE, C.; SCHWAN, R. F. Verdades e mitos sobre o cogumelo Agaricus blazei. Scientia Agricola. Piracicaba, vol. 61, n. 5, Set/Out 2004.
  4. FURLANI, R. P. Z.; GODOY, H. T. Valor nutricional de cogumelos comestíveis. Ciência e Tecnologia de Alimentos. Campinas, vol. 27, n. 1, Jan/Mar 2007.
  5. EIRA, A. F.; KANENO, R.; RODRIGUES, E. F.; BARBISAN, L. F.; PASCHOLATI, S. F.; PIERO, R. M. D.; SALVADORI, D. M. F.; LIMA, P. L. A.; RIBEIRO, L. R. Farming Technology, Biochemistry Characterization, and Protective Effects of Culinary–Medicinal Mushrooms Agaricus brasiliensis S.Wasser et al. and Lentinus edodes (Berk.) Singer: Five Years of Research in Brazil. International Journal of Medicinal Mushrooms. Vol. 7, pp. 281–299 (2005)
Compartilhe!

Alimentos

Deixe um comentário:

0 comments: