Pesquisar

Dexclorfeniramina X Clorfeniramina

Compartilhe!
Diferença entre dexclorfeniramina e clorfeniramina?

Dexclorfeniramina é um isômero dextrôgiro do maleato de clorfeniramina, ou seja, apresentam a mesma composição de átomos, no entanto ao serem atravessados por um feixe de luz, a dexclorfeniramina desvia o feixe de luz para a direita. Esse fato aparentemente simples faz com que os medicamentos apresentem algumas características diferentes. Ambos os medicamentos são considerados antihistamínicos que no organismo competem com a histamina (substância produzida pelo nosso corpo durante os processos alérgicos) pelos receptores nas células que controlam as reações alérgicas. Dessa forma, eles são anti-alérgicos, pois ao se ligarem nesses receptores, impedem que a histamina se ligue e produza os sintomas da alergia.

Apesar de terem o mesmo mecanismo de ação, há diferença entre entre os dois medicamentos. A dexclorfeniramina pode ser usada em crianças acima de 2 anos, enquanto a clorfeniramina só pode ser usada acima dos 6. Suas indicações terapêuticas, também, são diferentes. Há evidências que a clorfeniramina é um medicamento eficaz para rinite alérgica e resfriado comum enquanto a dexclorfeniramina é usada para tratar, além dessas, as reações de transfusão sanguínea (um tipo de processo alérgico que ocorre em quem está recebendo o sangue) , conjuntivite alérgica, anafilaxia, dermatite de contato, urticária e hipersensibilidade cutânea. No Brasil, a clorfeniramina é encontrada somente associada a outros medicamentos, geralmente presente nas fórmulações de anti-gripais.

Referências bibliográficas:
  • P.R.Vade-mécum ABIMIP 2006/2007
  • USP DI Drug information for health care Professional [Database on the internet]. Thompson MICROMEDEX; Acesso em 20/09/11, disponível em: www.periodicos.capes.gov.br


Compartilhe!

Medicamentos

Deixe um comentário:

3 comments:

  1. Muito bom!
    Primeiro post esclarecedor que encontrei sobre esta diferenciação!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito clara a explicação obrigada

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Post... Como diz o amigo acima, foi o unico poste que vi com as taís diferenças!

    ResponderExcluir