Pesquisar

O que fazer quando me queimar?

Compartilhe!
Por Gabriele Mendes

“Estando nos afazeres culinários, minha pálpebra foi atinda por um gotícula de gordura quente, porém, o suficiente para provocar uma pequena queimadura. Hoje a pele de minha pálpebra está áspera, ressecada e meio ardida. que posso fazer para resolver este pequeno, mas incômodo, mal?”

Queimadura é toda lesão provocada pelo contato direto com alguma fonte de calor ou frio, produtos químicos, corrente elétrica, radiação, ou mesmo alguns animais e plantas (como larvas, água-viva e urtiga).

A gravidade da queimadura depende mais da extensão do que da sua profundidade. Neste texto trataremos somente das queimaduras simples e causadas por calor.As queimaduras simples são aquelas que envolvem uma superfície menor que 1% do corpo, que é equivalente ao tamanho da palma da mão do paciente (se tratar de uma criança a medida deve ser com a própria palma da mão da criança) e são caracterizadas por danos somente às camadas mais externas da pele e são bastante doloridas. A região pode ficar avermelhada, inchada e até ocorrer a formação de bolhas. Se a queimadura se apresentar esbranquiçada ou carbonizada (escuro), procure um médico.

As primeiras providências após uma queimadura são esfriá-la e limpá-la. Comece com água corrente fria na lesão por até 15 minutos. Atenção: a água deve ser fria, não gelada; nunca coloque gelo nas lesões, pois ele também pode queimar a pele. Inicialmente, não é preciso nenhum produto de limpeza específico, basta água e sabão simples.

Não aplique nenhuma substância sobre a lesão como manteiga, óleos, pasta de dente, café, etc. Retire roupas e objetos sobre a lesão, se estiverem aderidos, mas não force para retirá-los. Se a pele estiver danificada, envolva a lesão com compressas ou gazes úmidas e estéreis. Não use algodão, pois esse pode ficar aderido. Se houver bolhas, nunca as estoure; se houver pele pendurada, não a arranque.

Se não houver formação de bolhas, após lavar o local, colocar compressas frias para diminuir a dor e o edema (inchaço)local. Observar se não aparecem bolhas posteriormente.Se houver formação de bolhas, após os cuidados iniciais, cobrir as bolhas com gaze e vaselina líquida estéril, mantendo curativos diários até a total cicatrização. Observar sinais de possível infecção local como piora da dor, eritema (vermelhidão) , edema persistente e presença de secreção amarelada ou pús.

Pela pergunta, percebemos que se trata de uma lesão simples e que não causou danos graves. Dessa forma, o uso de hidratantes próprios para a área dos olhos ajuda a diminuir a sensação de pele seca e ardência. O uso de lubrificantes, como óleo de amêndoas, girassol e outros também podem ser úteis para evitar que a pele se descame. Se a pele não estiver intacta, não aplique nenhuma substância, pois as mesmas aumentam os riscos de infecção da ferida.

Por se tratar de uma região sensível é necessário avaliar bem a lesão e ter certeza de que se trata de uma queimadura simples e que não atingiu o olho, propriamente dito. Geralmente óleo quente, se não retirado a tempo, causa queimaduras mais profundas por isso é importante essa observação e se tiver ocorrido formação de bolhas ou algum dano à visão, é necessário a avaliação do médico.

Referências:
Guia de dispensação de produtos terapêuticos que exigem prescrição médica - 1ª Ed. 2007 - Autor(es): Richard Finkel & W. Steven Pray
Biblioteca virtual em saúde - Ministério da saúde. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/html/pt/dicas/54queimaduras.html
ABC da saúde. Queimaduras. Disponível em http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?357
Sociedade Brasileira de cirurgia dermatológica . Queimaduras - Orientações e cuidados Disponível em http://www.sbcd.org.br/pagina.php?id=75
Md. saúde. Queimaduras simples- tratamentos e cuidados básicos. Disponível em http://www.mdsaude.com/2010/11/queimaduras-cuidados-tratamento.html
Compartilhe!

Medicamentos

Deixe um comentário:

0 comments: