Pesquisar

ENTREVISTA FARMACÊUTICA: mitos e verdades sobre alimentos

Compartilhe!
O alimento, mais que nunca, está no centro das discussões, sob os mais diferentes pontos de abordagem, entre autoridades, especialistas, população. O alimento remete a grandes desafios, como o de atender à demanda da população, com produção sustentável. Especialistas fazem as contas e chegam à conclusão de que a produção de alimentos terá que crescer 70%, até 2050, para suprir as necessidades em esfera global.
Outro ponto de discussão é o desperdício. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), estima que 1.3 bilhão de toneladas de alimentos são perdidos, no Planeta. Isto corresponde a 30% de toda a produção. No Brasil, 10% das 268,1 milhões de toneladas de alimentos disponíveis, no ano de 2013, foram perdidas. É o equivalente a 26,3 milhões de toneladas. As discussões avançam para a busca de alimentos saudáveis e mais baratos.
A “Entrevista Farmacêutica” do Conselho Federal de Farmácia convidou o Dr. Carlos Eduardo Rocha Garcia para falar sobre outros aspectos das discussões sobre o alimento: os mitos e as verdades que o cercam. Por exemplo: o ovo, nas últimas décadas, foi vilão e, em seguida, elevado à condição de herói. Afinal, o ovo faz aumentar ou não o colesterol? E o leite de vaca, em suas mais diferentes formas de apresentação industrial (com e sem lactose, desnatado e não), como deve ser consumido? Este alimento pode ser indicado para recém-nascidos? E o que dizer das carnes suína, bovina e de aves? Estão mesmo contaminadas com antibióticos e hormônios? Que cuidados devem ter as pessoas que desejam substituí-las por alimentos de origem vegetal? A gordura suína é tão nociva à saúde como se diz?
A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar nesta quarta-feira (31.10.18), ao vivo, a partir das 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada nos arquivos do CFF.
ENTREVISTADO - DR. CARLOS EDUARDO ROCHA GARCIA é farmacêutico formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde fez o mestrado e doutorado em Ciência de Alimentos. Atua como professor do curso de Farmácia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). DR. CARLOS EDUARDO ROCHA integra o Grupo de Trabalho em Suplementos Alimentares do Conselho Federal de Farmácia (CFF).
Esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC, a “Entrevista Farmacêutica” tem o objetivo de levar à população informações em saúde com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.
CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.
Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.
Fonte: CFF
Compartilhe!

Alimentos

Fique Ligado

ofarmaceutico

Deixe um comentário:

0 comments: